O POSICIONAMENTO ADOTADO PELAS REVISTAS CARTA CAPITAL E VEJA DURANTE AS ELEIÇÕES DE 2018
ARTIGO ESCRITO POR GIOVANA BARONE, ISABEL MARINHO E ISABELA MINELLI Oficina de Análise Comparativa - Prof. Fernando Moraes RESUMO O...
O jornal Acontece é um jornal de laboratório da Universidade Presbiteriana Mackenzie realizado todos os semestres por alunos de jornalismo. Isabel Marinho fez parte de duas edições do jornal, com as matérias: "A estação que não chega nunca" (edição 205, página 9 - outubro, 2018) e "A tecnologia dos negócios gastronômicos" (edição 210, página 11 - dezembro, 2018).
Realizada para a disciplina de Editoração e design, a revista tinha como temática as mulheres, em diferentes ambientes e situações lutando por equidade e espaço. O nome IFEM nasceu do conceito do hífen (pronuncia-se igual), que na língua portuguesa é um traço de união responsável por unir palavras compostas, ou seja, que já possuem um significado sozinhas, mas que adquirem novos quando juntas. Desta forma, a revista abordou desde educação até política.
Projeto realizado para a disciplina de Teorias do Jornalismo. Com objetivo de mostrar diferentes formas e maneiras de contar histórias nos dias atuais, nasceu o Histórias em curso, também chamado de HEC, um espaço colaborativo que buscou realçar a importância de se contar histórias, já que diante tamanha facilidade de comunicação, há dificuldade de compartilhá-las. O site conta com um vídeo sobre o Museu da Pessoa, uma roda de conversas, um ensaio fotográfico e uma parte dedicada a contação de histórias.
A matéria teve como intuito mostrar o avanço das mulheres no agronegócio, o porquê deste aumento, suas causas e consequências, baseado na opinião de especialistas no assunto. Além disso, ela procurava destacar a busca delas por espaço, equidade e a união presente no meio. Apesar das dificuldades existentes, como discriminação e machismo, há iniciativas que promovem apoio e estimulam a participação feminina.